Visita virtual com acessibilidade na Fortaleza de São José da Ponta Grossa

A visita está organizada em 10 episódios compostos por narração, som, imagens e tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras), possibilitando o acesso a um público variado.

A visita virtual pela Fortaleza de São José da Ponta Grossa foi uma forma de driblar os limites impostos pela COVID-19 e manter o acesso dos estudantes e do público em geral às fortalezas da ilha de Santa Catarina, com toda a segurança que o momento exige.

Nessa visita as pessoas podem conhecer, de modo geral, a história do sistema defensivo do canal norte da ilha de Santa Catarina e, de forma mais aprofundada, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa.

Como foi construído o sistema de defesa portuguesa inicial, na região da Grande Florianópolis? Para que servia o calabouço? Como era disparado um canhão no século XVIII? O que era guardado na Casa da Palamenta? O que são as seteiras e para que serviam? O que as fortalezas têm a ver com a cultura da Grande Florianópolis? Como os espanhóis tomaram a ilha em 1777? São algumas das perguntas respondidas, de forma acessível e muito bem ilustradas, pelo guiamento virtual realizado pelos estudantes do Curso Técnico em Guia de Turismo do IFSC, Campus Florianópolis-Continente.

Os episódios estão sendo divulgados semanalmente aos domingos no canal do IFSC – Campus Florianópolis-Continente no YouTube e pelas mídias sociais e sites do IFSC e da UFSC.

Os vídeos do tour virtual são resultados do Projeto Turismo Receptivo na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, coordenado pelo IFSC em parceria com a Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) da UFSC. O projeto está na terceira edição; as duas primeiras (2018 e 2019) foram de forma presencial e os alunos do Curso Técnico em Guia de Turismo do Campus Florianópolis-Continente guiaram mais de 3.800 visitantes pela fortaleza.

Episódio 1:

Segue o link com todos os episódios:

Dados da prática

Responsáveis: Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) é o setor administrativo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculado à Secretaria de Cultura e Artes (SeCArte), responsável pelo gerenciamento, guarda, manutenção e conservação das fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, São José da Ponta Grossa e Santo Antônio de Ratones, consideradas patrimônio histórico nacional, as quais se encontram sob a gestão da UFSC desde 1979.
A visita virtual pela Fortaleza de São José da Ponta Grossa foi desenvolvida no âmbito do Projeto Turismo Receptivo na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, coordenado pela professora Maria Helena Alemany Soares do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Continente (IFSC ) em parceria com a Coordenadoria das Fortalezas (CFISC/SEACARTE/UFSC).

Professora: Maria Helena Alemany Soares
Curso de ocorrência da prática: Todos os cursos
Disciplina: Todas as disciplinas
Fase: Todas as fases