História do Direito com aprendizado em equipes

Uso do TBL (team-based learning – aprendizado baseado em equipes): No começo do semestre os alunos fizeram teste de nivelamento e sociograma de relações pessoais, e com base nisso a turma foi dividida em 6 grupos, que serão mantidos por todo o semestre.

Ao fim do semestre, os alunos terão de apresentar um portfólio com as experiências da disciplina, bem como realizar avaliação do professor e da disciplina e auto-avaliação.

Na primeira metade do semestre, os alunos tinham acesso aos conteúdos básicos da disciplina, por meio de aulas assíncronas e leituras, utilizando o encontro síncrono como “aula invertida”, com acompanhamento semanal por meio de memoriais individuais escritos com feedback dado pelos monitores (etapa “preparo”).

À metade do semestre, foram realizadas provas objetivas, individual e grupal (etapa “garantia de preparo”). Neste momento, os grupos apresentam produtos sobre temas pré-selecionados e sorteados (etapa “aplicação dos conceitos”). Ao fim do semestre, os alunos terão de apresentar um portfólio com as experiências da disciplina, bem como realizar avaliação do professor e da disciplina e auto-avaliação (etapa “sedimentação).

Professor: Diego Nunes

Contato: nunes.diego@ufsc.br

Mini-currículo: Professor Adjunto no Departamento de Direito e no Programa de Pós-Graduação em Direito do Centro de Ciências Jurídicas. Membro externo do Ph.D. Program in Diritto & Innovazione – Università degli Studi di Macerata (Itália). Foi Professor Adjunto na área de Fundamentos do Direito na Faculdade de Direito Professor Jacy de Assis da Universidade Federal de Uberlândia (Brasil). Doutor em História do Direito pela Università degli Studi di Macerata (Itália). Mestre em Teoria, Filosofia e História do Direito pela UFSC, possui graduação em Direito também pela UFSC. Colíder do grupo de pesquisa em História da Cultura Jurídica Ius commune (UFSC/CNPq). Foi pesquisador visitante no Max-Planck-Institut für europäische Rechtsgeschichte (Frankfurt, Alemanha) e professor visitante nas Universidades de Milão (Itália) e Ghent (Bélgica).

Curso de ocorrência da prática: Direito (mestrado)
Disciplina: História do Direito / História do Direito Penal
Fase: 1ª / optativa