Histologia em quatro momentos semanais

As disciplinas em que atuo em conjunto com o professor Adriano Tony Ramos são Histologia Veterinária I e Histologia Veterinária II. Foram organizadas semanalmente em quatro momentos (imagem da organização em anexo):

1 – PRÉ-AULA: assíncrona – atividades enviadas uma semana antes do encontro síncrono. As atividades são: a) texto-base para o tema semanal; b) vídeo-aula teórica (plataforma Loom), mais concisa possível, mas sem cortes de conteúdos;

2 – AULA: Síncrona (plataforma google meet) – as lâminas referentes ao tema da semana eram estudadas em conjunto entre professora e alunos através de transmissão ao vivo das lâminas com microscópio acoplado ao computador ou usando lâminas escaneadas em laboratórios virtuais tais como http://www.histologyguide.com/; https://histology.medicine.umich.edu/; entre outros laboratórios virtuais de universidades ao redor do mundo. Habilidades desenvolvidas: reconhecimento dos tecidos microscopicamente e familiarização do conteúdo na língua inglesa. Esse momento é gravado e disponibilizado aos alunos (imagem em anexo e link de uma destas aulas em anexo).

3 – PÓS-AULA: Síncrona (plataforma google meet); momento não contabilizava crédito ou presença para disciplina, sendo opcional, mas contávamos com a presença de praticamente todos os alunos do momento anterior. Este momento era para fixação do conteúdo através de discussões, tirar dúvidas e aplicação de um questionário com questões da disciplina e questões incluindo aplicações futuras dos temas estudados (ex. patologias), via socrative, elaborado pelos monitores, não valendo nota. Após o questionário, todas as questões eram discutidas e revisadas. O socrative gera relatórios individuais (imagem em anexo) por aluno que ficam com os monitores, a disposição dos alunos.

4 – ATIVIDADE AVALIATIVA SEMANAL: Assíncrona. Questionário via Moodle, valendo nota, elaborado pelo professor (5-10 questões objetivas no Moodle). O questionário embaralha questões e alternativas, abre logo após o momento “Pós-aula” e fica aberto por 24 horas, porém, uma vez iniciado, o aluno tem 30 minutos para responder e apenas uma tentativa é permitida. Além disso, os alunos foram divididos em grupos para elaboração de um seminário sobre lesões e como a histologia é aplicada. O seminário será de 10 minutos por grupo a ser apresentado na forma de vídeo, assíncrono. Haverá um momento de discussões síncronas de cada seminário e avaliação para toda a turma, referente aos seminários. Em anexo vai um link do momento 2- AULA; da organização de uma semana de aulas no Moodle e de um relatório de atividade socrative de um dos estudantes.

Dados da prática

Professora: Francielli Cordeiro Zimermann

Contato: francielli.zimermann@ufsc.br

Mini-currículo: Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2005). Atuou na empresa Sadia de Concórdia na área de Sanidade Avícola entre 2005 e 2007. Mestrado em Ciências Veterinárias e com área de concentração em Sanidade Avícola pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e Doutorado na mesma área e instituição (2011). Trabalhou durante dois anos como professora efetiva no curso de Bacharelado em Medicina Veterinária do Instituto Federal Catarinense, Campus Concórdia. Em 2013, realizou treinamento de 441h em necropsia e histopatologia de aves no California Animal Health and Food Safety Laboratory System, da UCDAVIS. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Curitibanos, onde atua nas disciplinas de Histologia Veterinária I e II e contribui na rotina de diagnósticos no laboratório de Patologia Veterinária (LABOPAVE).

Curso de ocorrência da prática: Medicina Veterinária Disciplina: Histologia I e II

Fase: 1 e 2

Quantidade de alunos: aproximadamente 100