Práticas Pedagógicas Inspiradoras

Organização por semanas no ambiente do Moodle

Painel no moodle com diversos ícones: avisos, monitoria, atividades síncronas, videoaulas, fórum, organização da disciplina, orientações e dicas, plano de ensino, avaliações.

A organização da página da disciplina no Moodle foi estruturada em semanas, com a visualização do tipo grade, que permite cada tópico/semana ser visualizado como um ícone.

Espera-se proporcionar a cada estudante seu próprio gerenciamento no decorrer da disciplina.

Esta visualização permite também que, ao posicionar o cursor sobre o ícone, se visualize a descrição do respectivo tópico, sendo inseridos então nessa descrição os assuntos a serem vistos naquela semana. Clicando num dado ícone abre-se a página somente com aquele tópico, podendo-se navegar diretamente entre os tópicos anteriores e posteriores (v. imagem, p.2). Em cada semana as videoaulas foram incorporadas dentro de um recurso “rótulo”, sendo assim exibidas e reproduzidas diretamente nesta página.

Algumas orientações e informações gerais sobre a disciplina foram disponibilizadas como páginas, hospedadas num tópico “Backup” e direcionadas através de links inseridos em imagens na seção de apresentação do ambiente, fazendo com que estas imagens sirvam de ícones para tais conteúdos (v. imagem, p.1).

Espera-se com tal estrutura não só facilitar o acesso aos conteúdos, mas também proporcionar a cada estudante seu próprio gerenciamento no decorrer da disciplina. Houve relatos positivos dos estudantes nesses sentidos.

Dados da prática

Professora: Fátima Araújo Machado 

Contato: fatima.machado@ufsc.br

Mini-currículo: Graduada no bacharelado em Física pela Universidade Federal de São Carlos, com Mestrado e Doutorado pelo Instituto de Física Teórica (IFT-UNESP) e Pós-Doutorado na Universidade de Pittsburgh. Pesquisa na área de Cromodinâmica Quântica e Física Hadrônica. Docente do Departamento de Engenharias da Mobilidade (CTJ-UFSC), campus Joinville, desde 2017-1.

Curso de ocorrência da prática: Engenharia Aeroespacial; Engenharia Mecatrônica; Engenharia de Transportes e Logística; Engenharia Civil de Infraestrutura.

Disciplina: Física I

Fase: 1

Quantidade de alunos: 100